Corda comprida presa a roldana (carretilha) suspensa em altura superior a 4 metros, balde cheio de água, uma caneca para pegar água, garrafa suspensa amarrada a poucos centímetros abaixo da roldana, ponta da corda com um balso (cadeirinha). Uma criança se posiciona dentro da cadeirinha, seis outras crianças e um líder puxam a criança até a altura que ela consiga colocar a água da caneca dentro da garrafa, descem e sobem a criança até que a garrafa esteja cheia completamente. Ao descer a criança esta sai da cadeirinha e outra criança entra na cadeirinha, é levantada até a garrafa e derrama a água da garrafa, desce e coloca a caneca em um lugar previamente marcado. O líder pega a ponta da corda que eles puxavam, e amarra na cadeirinha. Todos correm até um ponto final, então paramos o tempo.
2) RALLY DOS NÓS E AMARRAS.
Preparar dezessete etiquetas cada uma com o nome de um nó dos cartões de AMIGO e COMPANHEIRO: simples, oito, direito, cego, duplo, catau, lais de guia, corrediço, escota singela, pescador, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, ordinário. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
3) RALLY DA BOLA I.
Preparar nove bases enumeradas de 1 a 9 e uma bola pesada (ideal que seja de futebol ou futsal). As bases podem ser garrafas pet com um pouco de areia e água, tampadas e enumeradas. Os participantes em fila. O participante da frente da fila escolhe uma base, corre até a bola e chuta tentando derrubar a base escolhida, volta ao fim da fila enquanto o próximo faz o mesmo, se a base for derrubada o examinador soma o valor da base derrubada. A 3a. a 6a. e a 9a. ao serem derrubadas devem ser levantadas novamente pelo examinador da prova, ficando então 12 bases, e a 12a. quando derrubada também será levantada. Os participantes devem ficar atentos nesse detalhe, qual será a base que se levantará de novo. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos em até 45 minutos, ou em tempo menor (previamente combinado).
4) RALLY DA BOLA II.
Preparar 4 objetos pendurados em uma trave (um quadrado 50cmx50cm, um círculo com 25cm de raio, um bastão de 30cm amarrado pelo meio, e um bastão de 20cm amarrado por uma das pontas). Todos os participantes ficam a trinta metros da trave e a bola a quinze passos do primeiro objeto, o primeiro corre, pega a bola com a mão e a arremessa para que a mesma passe dentro do quadrado, não conseguindo retorna até a fila e os próximos vão tentar fazer o mesmo mas agora com os pés, se conseguirem passar pelo quadrado e o círculo vão tentar acertar com a bola cada um dos bastões pendurados. Sempre um participante de cada vez. Vence a equipe que terminar com o menor tempo.
5) RALLY DOS NÓS II.
Preparar pelo menos vinte pedaços de corda e vinte e uma etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: simples, oito, frade, estivador, direito, cego, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, moringa singelo, corrediço, escota singela, pescador, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, ordinário. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
6) RALLY DOS NÓS III.
Preparar pelo menos vinte e quatro pedaços de corda e vinte e cinco etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: simples, oito, frade, estivador, direito, cego, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, moringa singelo, moringa duplo, corrediço, escota singela, escota mordida, escota dupla, escota cego, pescador, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, ordinário. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
7) RALLY DOS NÓS IV.
Preparar pelo menos vinte e oito pedaços de corda e vinte e nove etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: simples, oito, frade, estivador, direito, nó de arame, cego, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, moringa singelo, moringa duplo, corrediço, escota singela, escota mordida, escota dupla, escota cego, pescador, pescador duplo, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, espia, ordinário, quadrado. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
8) RALLY DOS NÓS V.
Preparar pelo menos trinta e dois pedaços de corda e trinta e três etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: balso americano, balso espanhol, balso de calafate, simples, oito, frade, estivador, direito, nó de arame, cego, direito do macramê, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, moringa singelo, moringa duplo, corrediço, escota singela, escota mordida, escota dupla, escota cego, pescador, pescador duplo, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, espia, ordinário, quadrado. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
9) RALLY DOS NÓS VI.
Preparar pelo menos trinta e seis pedaços de corda e trinta e sete etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: balso americano, balso espanhol, balso de calafate, balso pelo seio, simples, oito, frade, estivador, direito, nó de arame, cego, direito do macramê, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, lais de guia duplo, moringa singelo, moringa duplo, corrediço, escota singela, escota mordida, escota dupla, escota cego, huntler, pescador, pescador duplo, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, volta do salteador, duplo, espia, ordinário, quadrado, Yokohama. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.
10) RALLY DOS NÓS ACANÇADO.
Preparar dez pedaços de corda e diversas etiquetas cada uma com o nome de um nó a seguir: balso americano, balso boldrier, balso espanhol, balso de calafate, balso pelo seio, balso de yokohama, simples, oito, frade, estivador, direito, nó de arame, cego, direito do macramê, cego do macramê, festonê, festonê duplo, festonê obliquo, boca de lobo, pata de vaca, pata de gata, prussik, volta apertada, volta paradora, trapa corrediça, trapa corrediça mordida, duplo, catau, catau espanhol, lais de guia, lais de guia duplo, moringa singelo, moringa duplo, corrediço, escota singela, escota mordida, escota dupla, escota cego, huntler, pescador, pescador duplo, volta fiel, volta de ribeira, volta de fateixa, nó do gancho, nó do moleiro, nó de sangue, nó de turle, pinha quadrada, pinha redonda, pinha de rosa, volta do salteador, duplo, espia, ordinário, quadrado, Yokohama. Os participantes em fila. O participante da frente da fila corre e pega a etiqueta, corre até onde estão as cordas, pega uma e apresenta o nó ao examinador, se acertar a equipe ganha um ponto e o próximo já pode vir, se errar a equipe não faz o ponto e o participante deve correr e colocar a etiqueta novamente junto com as outras, e o próximo participante faz o mesmo até terminarem os nós ou o tempo determinado. Vence o grupo que fizer mais pontos.